CONTATO

Falar com Blog HL NOTÍCIAS 9898497-3521

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Gestão Fernando Coelho, faz saúde municipal se transformar em economia de resultados em Bom Jesus das Selvas.

 Prefeito Fernando Coelho e seu vice Franklin, fazem uma gestão participativa voltada a resultados extraordinários

Otimização e eficiência são as palavras de ordem na saúde municipal de Bom Jesus das Selvas, Fernando Coelho, gestor executivo, ou melhor, o prefeito da cidade, trouxe um olhar diferenciado e bons motivos para se fazer o melhor pela saúde pública da cidade, criando um ambiente onde onde a máxima é, "economia que gera economia para o cidadão", "governo com a ajuda de todos, digo todos os envolvidos direta e indiretamente na saúde municipal da cidade, meu olhar sobre este segmento tão importante dentro da gestão pública, segue premissas administrativas e operacionais como de qualquer entidade, empresa, associação e por que não dizer, até de prefeituras, fomos muito ousados com apenas cento e poucos dias de mandato inaugurar um hospital que para o tamanho da cidade virou referência, me atrevo a dizer, que nosso jeito de fazer saúde tem impactos positivos na economia da cidade, fator mais que importante para os cidadãos da cidade". dispara Fernando Coelho.


A busca por processos mais rápidos e economia de recursos, impulsionou a inovação e os investimentos na saúde do município. "Desburocratizar foi nosso maior passo, ação esta, já mostrada aqui no site por vocês, estudei e fui buscar métodos para otimizar os processos, da procuradoria ao atendimento ao cidadão, quando resolvi concentrar todas as secretarias em um único espaço, percebi que estava fazendo com que o cidadão pudesse resolver em um único lugar e em menor tempo possível, problemas em nível político social, aí você deve está se perguntando, como uma atitude como esta pode impactar positivamente na gestão da saúde municipal?" Disse Fernando, que completa, "Se você acompanha nosso trabalho, sabe quais foram nossos principais desafios na gestão da saúde do município, quem conheceu o antes da saúde da cidade, e quando se depara com o que fizemos e proporcionamos aos usuários da saúde do município, percebe quantos caminhos trilhamos para chegar onde estamos hoje no mapa da saúde pública do estado", explica Fernando Coelho.


Bom Jesus das Selvas, antes do prefeito Fernando Coelho chegar ao poder executivo, era reconhecida, politicamente falando, como uma cidade de economia fraca, de política dúbia, de políticos oportunistas, de saúde débil e inexistente, em meio a este quadro pessimista, mas sabedor do que tinha que fazer, aplicou de cara, três soluções que simplificaram a gestão da saúde pública no município. Podemos dizer que Hoje, a eficiência nos processos que fazem a saúde andar, resultaram em maior economia, a partir da adoção de um sistema de gestão de saúde único e voltado as reais necessidades do povo.



Em Bom Jesus das Selvas, têm gestão de saúde municipal que olha para o povo


Atualmente, a maioria das prefeituras, trabalha com um sistema de informação e gestão analógico, ou pouco integrado e seguro. Para a saúde, isso significa que há uso excessivo de papel, atrasos nos atendimentos, falta de um histórico único de saúde do morador, tempo improdutivo dos profissionais, entre outras características. Um único sistema para todos os profissionais da saúde, sejam eles, médicos, enfermeiros, administradores e servidores. Com isso, será possível verificar rapidamente qual medicamento foi receitado para o paciente pelo seu médico, qual o histórico daquele paciente (alergias, por exemplo), quanto material foi gasto em um dia, entre outras rotinas, essa parece ser realidade de Bom Jesus das Selvas, e é para essa realidade nos processos que a cidade parece está caminhando. "Na Integração de informações, a gestão de saúde municipal depende de nossos repasses, e muitas vezes é necessário gerar relatórios com orçamentos, prestação de custos e até índices de óbito por alguma epidemia, pandemia (caso este recente, vivido por nós). Um sistema de gestão de saúde pode fornecer todas essas informações, facilitando e agilizando o trabalho diário do servidor, acredite, Bom Jesus já está preparada para o futuro". Completa Fernando Coelho.


Alguns processos parecem ser improváveis para uma cidade do tamanho de Bom Jesus das Selvas, como por exemplo, os cursos de qualificação de todo corpo de atendimento na área da saúde, criando uma otimização do atendimento, "existem recursos em um sistema de gestão na saúde municipal, e isso é fato, esperamos de verdade passar deste nível, digo, chegarmos ao segundo mandato para tornar realidade para o usuário da saúde pública, as agendas do cidadão, que queremos integrá-las diretamente com as agendas dos médicos e consultórios do município, que nos permitirá organizar melhor os horários de atendimento, estimar os tempo de consultas e até informar de possíveis atrasos". projeta o prefeito Fernando coelho, que dispara. " será mais informação para o cidadão, queremos se possível, em um futuro próximo, enviar mensagens e promover campanhas de saúde, como as de vacinação, diretamente pelo sistema, entre outras ações pontuais". Finaliza o Prefeito Fernando Coelho.


Diante disso, as analogias do prefeito Fenando Coelho, sobre os avanços alcançados e onde ele pretende posicionar a saúde da cidade de Bom Jesus das Selvas, e sua ideia de que essa eficiência na saúde poderá resultar em redução de custos, com menos papel, adotando um sistema de gestão de saúde municipal que implicará em uma mudança assertiva e no tempo certo para o digital. Com prontuários, pedidos de exames e históricos médicos que podem ser mantidos em um ambiente on-line de fácil acesso aos profissionais de saúde, diminuindo o custo com papel, a geração de lixo e o tempo para o preenchimento de formulários. Gerando assim uma diminuição da verba publicitária, como por exemplo, poder falar diretamente com o público-alvo, ou seja, o cidadão. Vale lembrar que todo este processo planejado para a saúde de Bom Jesus das Selvas, ao que parece, irá permitir, diagnósticos mais eficazes, dentro de sua realidade básica de saúde, construindo um caminho mais eficiente na finalização dos diagnósticos.


Com Fernando Coelho eleito, não tenho dúvidas que este sistema integrado, dando a probabilidade de conseguir um diagnóstico mais rápido, assertivo e que diminuirá a necessidade de múltiplas consultas, abrirá espaços para novos tempos na saúde pública desta região, tornando Bom Jesus das Selvas, uma referência em saúde de baixa e quem sabe, de média complexidade.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

UMA ONDA VERMELHA SE FORMOU.....Primeiro Arrastão do Candidato a Prefeito de Bom Jesus Das Selvas Fernando Coelho e vice Franklin Duarte, Mostra que Fernando Coelho e favorito na disputa veja!!!

O arrastão aconteceu hoje dia 29/09/2020
Na nova Bom Jesus uma multidão de pessoas mostra que Fernando Coelho e favorito para continuar o trabalho prestado.
O atual prefeito que não tem medidos esforços pra uma Bom Jesus Melhor colocou novamente seu nome a disposição pelo partido PDT.

Fernando Tem ao seu lado o Atual vice prefeito E candidato a vice prefeito Franklin Duarte, isso mostra que essa parceria deu certo,como já diz o ditado... time que está bom não se meche.
O reconhecimento pelo trabalho prestado na nova Bom Jesus Foi o abraço dos moradores quando o Atual prefeito é candidato a prefeito saiu cumprimentando a todos, e vendo os sorrisos abertos no rosto dos moradores.

Fernando disse.....

Uma simples caminhada termina com uma multidão de pessoas no centro da cidade, e ainda destacou vou lutar por todos vocês acredite no meu trabalho que quando houver forças vou trabalhar pela população Bonjesuense.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

FATALIDADE | Muro desaba e mata garoto de apenas 10 anos em Joselânadiasetembro 28, 2020 | By ricardofarias



Um garoto identificado como Marcos Antônio, de apenas 10 anos de idade, morreu na tarde desta segunda-feira (28), por volta das 14h, após sofrer um acidente, onde um muro desabou sobre ele no Bairro São João no município de Joselânadia - MA.

A criança se encostou no muro ocasionando a queda. Segundo informações, o garoto sofreu várias fraturas e perfuração em um dos pulmões.

Mesmo sendo transferido para Presidente Dutra, a criança não resistiu aos ferimentos e faleceu. A fatalidade causou grande comoção em Joselânadia.

Em Açailândia, jovem morre em confronto com a polícia 28/09/2020

Lucas Matões Nobre, 19 anos de idade, morador da vila Capeloza morreu na tarde desta segunda-feira em confronto com policiais militares do 26 BPM de açailândia. 

Segundo informações Lucas e um segundo comparsa atirou em uma outra pessoa, polícia ia passando no momento da ação e na tentativa de captura-los, foram recebidos a bala. Os policiais revidaram e acertaram Lucas. 

A vítima baleada pela dupla, está internado no Hospital Municipal, não sabemos o estado de saúde do mesmo. 

Lucas também conhecido pelo alcunha de “orelha” tinha várias passagens pela polícia. O parceiro dele fugiu do local

a polícia segue em diligencia na tentativa de captura-lo

domingo, 27 de setembro de 2020

GOIANORTE TEM CARA NOVA CONCORRENDO A CAMARA DE VEREADORES UM DOS DESTAQUES É, LIRO DO ANDRÉ,CONHECA SUA BIOGRAFIA....

Olirio Lopes Brito Nasceu em 1964 Na cidade de Miracema do Tocantins e com apenas 12 anos de idade , Mudou para o munícipio de Araguacema.
Quando goianorte foi registrado como cidade em 1989 sua família mudou pra cá , é nunca mais saiu  de goianorte, considerado filho  dá cidade coloca seu nome a disposição da população goianortesse
Ira concorrer uma cadeira na Câmara Municipal de vereadores.

Olirio Lopes Brito 56 anos de idade casado com luzirene 
Pai de, Dayanne Pereira Brito, Diego Pereira Brito,Renata Lopes de Souza,Matheus Lopes de sousa e Mikael lopes de sousa.

A corrida eleitoral 2020 já começou em Goianorte-To os  Pré candidatos se movimentam em busca de apoios políticos de olho no pleito deste ano. Um dos destaques é Liro Do André.

“Coloquei meu nome à disposição dos Goianortesse porque acredito na política como meio de transformação social e vejo na Câmara de Vereadores a oportunidade de democratizar, dialogar, construir soluções para a população, lutando em favor de uma política íntegra, qualificada, de valores, com fé e Justiça Social. Sou idealista e penso uma cidade cada vez melhor para nossa população”, afirma o pré-candidato.

destaca ainda que optou por outras profissões , mas dentro do seu coração sempre teve o desejo de participar ativamente das discussões políticas.

“Desde criança eu sou apaixonado pela política como instrumento de transformação social. Está enraizado em mim, acabo me envolvendo naturalmente em lutas que acredito. Esse é meu objetivo, ser um agente transformador de realidades”, declarou olirio Lopes Brito.


Neste Período“Vivemos um momento delicado e encontramos na tecnologia um meio de nos comunicar com a comunidade Goianortesse.

Optamos por esse meio em respeito a todos os protocolos determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, finaliza Liro do André.


quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Veja os favoritos a Pré candidatos a Vereador nas eleições 2020 em Bom Jesus Das Selvas Segundo Pesquisas nas Redes sociais.

Segundo inúmeras enquetes realizadas. O levantamento, aponta mudanças na ‘corrida eleitoral’ para a Câmara Municipal de Bom Jesus. Dentro do esperado, nomes mais conhecidos despontam como favoritos entre os eleitores da cidade na disputa eleitoral. 

Mas vamos tentar colocar aqui os candidatos que aparentemente mostram mais força eleitoral e que estão mesmo concorrendo a uma vaga, lembrando que em todas as eleições acontecem surpresas e acaba se elegendo vereadores com menos votos que alguns concorrentes e alguns vencem sem mesmo terem feito grandiosa campanhas. 

E que fique bem claro que é apenas uma análise sem maiores pretensões de acerto, nada de científico e muito menos tem por objetivo alavancar ou menosprezar alguma candidatura, cada partido  poderá eleger mais ou menos, isso é natural.

Faltando poucos dias para o dia da eleição, alguns nomes começaram a disparar em enquetes aos possíveis candidatos eleitos ao cargo do executivo municipal em Bom Jesus. Iremos aqui pontuar alguns nomes que já são citados nos bastidores da política, e sempre estão afrente das enquetes:

  Confira os possíveis eleitos:

1° Professor Ernando Lira 

2°  Abdala Filho 

3° Gildasio Leão 

4° Prof Cleuton 

5° Claudio Joel 

6°  Denys Jackson 

7° Walderir do Comércio 

8°  Toim Nacional 

9° Edvan da Baixinha 

10° Kyane do Júlio César 

11° Renatinho MotoTaxi  

12° Erlagem do Simplis 

13°  Leticia Lira 


PTD 12

Professor Ernando Lira 

Abdala Filho

Gildasio Leão 

Cláudio Joel

                            PSC

Professor Cleuton 

Dvan da Baixinha 

Letícia Lira 

                             PL

 Denys Jackson 

Toim Nacional 

Kyane do Júlio César                            

                            Patriota 

 Renatinho MotoTaxi

                             MDB 

Walderir do Comércio 

                            Republicanos

Erlagem do Simplis

Policiais militares prende assaltantes e apreendem arma de fogo em Santa Inês


 24/09/2020
Na manhã de quarta-feira, 23, policiais militares do 7º Batalhão de Polícia Militar com sede em Pindaré Mirim, apreendeu uma arma de fogo e prendeu dois homens suspeitos de assaltos no bairro Palmeira em Santa Inês-MA.

Com os suspeitos foi apreendido, um revólver Rossi calibre 22, n° 460192, duas munições intactas e um tablet cor dourada.

Segundo informações da equipe que fez a prisão, após denúncias que os dois homens estavam realizando assaltos utilizando uma moto, a equipe do Serviço de Inteligência do 7º BPM em Santa Inês conseguiu localizar os suspeitos e realizar prisão e a apreensão da arma de fogo.

Os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados e apresentados na delegacia de polícia civil de Santa Inês.


CONHEÇA A HISTORIA DE BOM JESUS DAS SELVAS DO ANTES PARA O DIA DE HOJE,E TIRE SUAS CONCLUSÕES.


Município surgiu na década de 1970, período em que as terras do Maranhão eram exploradas principalmente por forasteiros emigrantes de outras localidades do Brasil.

Nos anos 70, esta região no estado do Maranhão havia muitas terras devolutas; por não existir estradas, a região era de difícil acesso, tornando difícil a sobrevivência nessa região, porém a ganância pela terra trazia famílias das mais diversas regiões do país, causando desentendimento e até brigas.

Tendo em vista que km 100 pertencia ao município de Santa Luzia-MA, o povo elegeu o primeiro vereador Geraldo Antonio de Sousa, o mesmo representava o povoado km 100, no município de Santa Luzia. Depois foram escolhidos dois vereadores para representante o povoado km 100, Luís Sabry Azar e Aldo Pereira da Silva, um era do Partido PFL e o outro do PMDB, respectivamente.

O acesso ao município, era feito através de animais que se valia de uma pequena estrada no meio das matas, que simplesmente desenhava a paisagem do Vale do Pindaré. Os primeiros moradores chegaram em 1970, vindo da região de Imperatriz, sendo que a família já era emigrante de Caxias; aqui chegou o Senhor Neco e toda sua família.

Em 1973, chegaram à segunda família, para trabalhar nas terras do Senhor Neco, ambos da região de Imperatriz – MA. Alguns meses depois, chegou o Pastor Arnaldo, o farmacêutico Senhor Abdias, trazendo o primeiro sinal do comércio regional. Nesse período foi constituído o primeiro barraco do Senhor Edno, barraco que deu origem a Avenida 7 de Setembro e fazendeiros da região não queriam que os moradores construíssem a fim de evitar a povoação, então inicia-se o primeiro conflito da região.

O povoado km 100 tinha como rua principal a Avenida 7 de Setembro, onde situava a estrutura comercial, os ônibus percorriam toda Avenida e tinha como ponto de apoio o Hotel Central, no início da Avenida, os comércios de destaques eram a Casa Simões, Mercadinho Bom Preço e Casa Dois Irmãos que era do ex-vereador Aldo, eleito posteriormente. Nessa época o único meio de comunicação era o transporte, que trazia as cartas e encomendas, as mesmas ficavam na casa do vereador Geraldo Antonio de Sousa; entre outras, a água era a maior dificuldade enfrentava na época.

A primeira comunicação de Bom Jesus das Selvas, era feita por altos falantes, no qual o locutor era João Mendes Sobrinho, que se localizava no Clube de João Sulino em 1978, em seguida veio Apolônio que tinha um sistema de filme, depois veio Rocha com o Cine-Santo.

Em 1983, período que km 100 pertencia ao município de Santa Luzia, o prefeito da mesma Antônio Braide, construiu a primeira escola, chamada Unidade Integrada de 1º grau Profº Humberto de Campos, situada na Rua das Macieiras.

Em 1985 veio o primeiro sistema de televisão que se localizava na Rodominas, no qual os dirigentes eram: Doutor Rubens, Doutor Hélio e Édio, com ajuda da população. No mesmo ano, a cidade passa a ser cortada por uma ferrovia, a Estrada de Ferro Carajás, pertencente a então Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale) para o transporte de minérios da Serra dos Carajás rumo ao Porto do Itaqui, na capital São Luís.

Em 1986 foi inaugurado o primeiro Posto Telefônico em Bom Jesus das Selvas, chamada TELMA, a mesma localizava-se na Rua dos Jambeiros esquina com a Rua Barra do Corda. No ano 2000 foi instalado a rede telefônica residencial, que beneficiou vários comerciantes e usuários da mesma.

Em Junho de 1987, a cidade de Bom Jesus das Selvas foi beneficiada com energia elétrica, pela CEMAR – Companhia Energética do Maranhão, hoje conhecida como Equatorial Maranhão.

Em 1987 surgiu o segundo sistema de televisão que se localizava na sede, antigo km 100, município de Santa Luzia, que era administrado pelo o Prefeito Antonio Braide, que sintonizava 2 canais de TV, Rede Globo e Bandeirantes. Surgiu Rádios Piratas, como a de Irineu. O primeiro técnico da assistência era o Raimundo Fia nos anos 87 e 90, e depois assumiu o João Batista Araújo de Sousa (Joãozinho Batista) de 1990 a 1994.

Em maio de 1993, após o início do transporte de passageiros na Estrada de Ferro Carajás sete anos antes em 1986, a cidade ganha sua primeira estação ferroviária, a Estação Nova Vida. Embora um pouco distante de seu centro urbano, a estação passa a fazer a ligação da cidade com a capital maranhense e com as cidades de Parauapebas e Marabá, no estado do Pará. Desde sua inauguração, a estação recebe um fluxo intenso de passageiros, por se tratar de um transporte mais seguro e mais barato que a opção rodoviária. [6][7]

O município de Bom Jesus das Selvas foi emancipado em 19 de junho de 1994, no entanto foi elevada a categoria de cidade pela Lei Estadual nº 6.166, somente em 10 de novembro de 1994, ficando subordinada a Comarca de Santa Luzia. Desde então, o município teve um crescimento lento, mas rumo ao progresso, foi marcado pelo descaso e violento compromisso a coisa pública, mesmo assim seu povo é valente, guerreiro sabe lutar e escolher seu destino, a história tem a marca do povo e seus filhos, fortes, trabalhadores conscientes.

Nesse mesmo ano, nas eleições para governador estadual, o Padre José de Ribamar Silva Morais Filho, apoiou à candidata para governadora Roseana Sarney, com intuito de conseguir que a mesma o ajudasse com recursos, os quais beneficiariam os moradores com água encanada.

Em 1996, foi realizada a primeira eleição para a escolha do prefeito municipal de Bom Jesus das Selvas, onde os candidatos: Pe. José de Ribamar Silva Moraes Filho e Luís Sabry Azar, concorreram ao cargo político. Vencendo as eleições o Pe. José de Ribamar Silva Moraes Filho e vice o Pastor Pedro Fernandes Silva.

Em 1998, o prefeito Pe. José de Ribamar, colocou calçamento (lajotas) em parte da Rua dos Jambeiros, empregando pessoas para que fizessem os lajotas para o calçamento.

Em abril de 1998, tendo em vista que, o Pe. José de Ribamar teve seu mandato cassado, o vice-prefeito Pastor Pedro Fernandes Silva assumiu a prefeitura, no entanto o mesmo também foi cassado, ficando a prefeitura a mercê do presidente da Câmara de Vereadores Marcos David Gomes de Oliveira, até o final do mandato.

Em 1998 com a fundação da Rádio Liberdade FM, com os frutos de uma associação de amigos tendo frente de Cláudio Joel da Silva Côites, que via a rádio como uma forma de integração social em um município que vivia uma difícil fase política administrativa, a Rádio Liberdade FM, chegava às diversas comunidades do município de Bom Jesus das Selvas e também nos interiores dos seguintes municípios: Açailândia, Buriticupu, Bom Jardim e Itinga.

Em 1999, o prefeito Marcos David Gomes de Oliveira asfaltou parte de algumas ruas, como: Rua dos Jambeiros, Rua Icatu, Travessa das Pereiras, Rua Porto Franco, Avenida 7 de Setembro, Avenida JK, Rua das Mangueiras, Rua das Macieiras, Travessa Rio Azul e Travessa São João. Nesse mesmo ano, concorreram ao cargo de prefeito Luís Sabry Azar, Ieda Figueiredo e Ananias Barbosa.

Vencendo as eleições Luís Sabry Azar, vice Escineu Carvalhedo Bizerra.

Em 2004, Maria de Sousa Lira, professora, disputou a eleição para prefeita, com o Luís Sabry Azar, candidato a reeleição de Bom Jesus das Selvas. Vencendo as eleições a Maria de Sousa Lira, vice Cláudio Joel da Silva Côites.

Na eleição posterior Luís Sabry Azar venceu, assumindo assim a prefeitura municipal.

Em 2012, Cristiane Damião venceu as eleições municipais, tendo como vice Abdala Filho, assumindo assim em janeiro de 2013 a Prefeitura Municipal de Bom Jesus das Selvas - MA.

Em 2016 Fernando Coelho vence a eleição e assume o poder em 2017.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Dois elementos assaltam loja de celular em Pedreiras MA👮‍♂️🚔16 setembro , 2020




As câmeras de segurança de uma loja de celulares localizada na avenida Rio Branco, no Centro de Pedreiras, flagraram o momento em que dois elementos cometeram um assalto na referida loja.

No vídeo se percebe quando um dos elementos, usando uma camisa rosa e um boné preto entra na loja e distrai a vendedora. Em seguida um outro indivíduo entra na loja com uma mochila e anuncia o assalto.

As imagens mostram a hora em que um deles começa a colocar os produtos dentro da mochila. O crime acomteceu nesta terça-feira (15/09) por volta das 12:00 horas.



Condutor de Honda/Biz roubada morre após entrar na contramão da BR 230 e colidir frontal com carreta.



Terça-feira, 15 de setembro do ano de 2020, por volta das 12h40, uma equipe da PRF compareceu no km 411 da BR 230, no município de Balsas/MA, para o atendimento de acidente envolvendo vítima fatal. 

O local do sinistro estava desfeito no momento em que a equipe chegou. O acidente ocorreu por volta das 09h35.

O condutor da carreta afirmou que seguia sentido Riachão/MA - Balsas/MA, quando um homem conduzindo uma Honda/Biz, cor vermelha, seguia no sentido oposto pelo acostamento, adentrou na contramão de direção e acelerou, culminando numa colisão frontal com a M.benz de cor branca. Informou ainda que permaneceu no local e acionou socorro médico de imediato. 

Os PRF's compareceram ao Hospital e Pronto Socorro Dr. Rosy Cury, no intuito de colher informações sobre a vítima, porém o condutor da motocicleta, Sr. Paulo Cesar Feitosa Tavares, 51 anos, veio a óbito.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Homicídio culposo na direção de veículo automotor. 

Após a consulta nos sistemas informatizados relacionada às placas dos veículos envolvidos no acidente, verificou-se que havia registro de Roubo/Furto para a motoneta HONDA/BIZ 125 ES, cor Vermelha, conforme Ocorrência Policial registrada no município de Balsas/MA. 

Os destroços da motoneta foram entregues na Delegacia de Polícia Civil local, a fim de que sejam adotadas as medidas que o caso requer.

Fonte: PRF

*FORÇA TÁTICA DO 30° BPM APREENDE ARMA DE FOGO EM BURITICUPU*

 

No dia 15/09, por volta das 17:30h, a guarnição da Força Tática, em patrulhamento às margens da Ferrovia, na cidade de Buriticupu, avistou duas pessoas em uma Motocicleta, em atitude suspeita.

Ao perceberem a presença da guarnição, os dois homens dispensaram um volume no matagal, próximo à Ferrovia, sendo constatado que teatava-se de uma arma de fogo, tipo  espingarda antecarga.

O armamento foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Buriticupu/MA.

DISQUE DENÚNCIA 30° BPM*

Mande sua mensagem para nosso Whatsapp e faça sua denúncia! Nos ajude a proteger o seu bairro, sua família.

Whatsapp --> (98) 98118-4145


*PMMA - PATRIMÔNIO DOS MARANHENSES*

FORÇA E HONRA

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Em Imperatriz, polícia militar prende dois homens por porte ilegal de arma de fogo

 


Neste último domingo (13) a Policia Militar por meio do 3º Batalhão, localizado na cidade de Imperatriz – MA, prendeu dois indivíduos por porte ilegal de arma de fogo em ações distintas.

Segundo os policiais, por volta das 20h a guarnição recebeu uma denúncia anônima, que em um hotel nas proximidades da antiga rodoviária havia um indivíduo em posse de uma arma de fogo. A guarnição deslocou imediatamente até o local, identificaram o indivíduo, realizaram a abordagem, no entanto, sem êxito com relação ao armamento. Em seguida, o dono do hotel pediu para que também fosse verificado no quarto do suspeito. A revista foi autorizada pelo acusado, onde foi encontrada uma arma de fogo de fabricação caseira calibre 20.

Diante dos fatos o indivíduo foi conduzido e apresentado, sem lesões corporais, na Delegacia de Polícia Civil para providências cabíveis.

Em outra ação, por volta das 15:45h, um policial do 3º BPM que estava de folga, observou um indivíduo que estava no “Bar do Nonato” portando, em sua cintura, uma arma de fogo. De Imediato fez a abordagem, apreendeu um revólver, e solicitou o apoio da guarnição para apresentação do acusado a Delegacia de Polícia Civil para providências cabíveis.


Adolescente é assassinado por engano no povoado Trecho Seco

 


Na noite desta última terça-feira, 15,  no povoado Trecho Seco localizado a aproximadamente 20 quilômetros de Açailândia, as margens da BR – 010 aconteceu uma tragédia.

Um adolescente identificado como Ederson, foi morto apos ser atingido por um disparo de arma de fogo, onde o alvo seria outra pessoa. Segundo informações, dois homens aproximaram-se da residencia da família para matar o padastro do menino, em meio a correria no momento da ação, o atirador acabou atingindo o alvo e também o adolescente, após os disparos, a dupla fugiu tomando rumo ignorado. Não conseguimos a identificação do homem que foi baleado.

O homem que seria o alvo dos bandidos foi socorrido e levado para o hospital.

Até o fechamento desta matéria nenhum suspeito do crime foi identificado ou preso.

 

Com informações de Isisnaldo 

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Bomba! As vésperas das convenções, justiça impõe nova derrota a ex-prefeita Cristiane Damião.

Ex-prefeita segue a “Galope”, rumo a inegibilidade

Foi publicado no Diário de Justiça do Estado do Maranhão, nesta quinta-feira (10), mais uma derrota da pré-candidata Cristiane Damião, junto ao TJMA.

Trata-se de um desdobramento da Ação de improbidade, onde Damião foi condenada pelo MM. Juiz da 1ª Vara de Buriticupu-MA. Na ocasião ela foi condenada a: I) Suspensão dos direitos políticos pelo período de 03 (três) anos; II) Multa civil no valor correspondente a 50 (cinquenta) vezes o valor da remuneração recebida enquanto Prefeita Municipal de Bom Jesus das Selvas/MA, III) Proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que seja por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo período de 03 (três) anos, Reveja a matéria no link: https://www.amarcosnoticias.com.br/ex-prefeita-de-bom-jesus-das-selvas-cristiane-damiao-e-condenada-por-improbidade-administrativa/

Da sentença, a Ré, interpôs Recurso de Apelação ao TJMA, que foi julgado improvido, ou seja, ela perdeu de novo e foi mantida a sentença do Juízo da Vara de Buriticupu-MA em todas os seus aspectos e condenações, REJEVA: https://www.amarcosnoticias.com.br/tj-confirma-condenacao-que-tira-cristiane-damiao-da-disputa-eleitoral-em-bom-jesus-das-selvas-em-2020/

Inconformada, a ex-prefeita, interpôs Embargos de Declaração, e novamente sofreu revés. O TJMA, em decisão publicada nesta quinta (veja decisão abaixo), rejeitou os embargos, interpostos por Cristiane Damião. Diz trecho final da decisão do TJMA: “Pelo exposto, não havendo vício a ser sanado, rejeito os os presentes Embargos de Declaração, mantendo integralmente a decisão recorrida”. Portanto, continua valendo a condenação imposta pelo Juízo da Primeira Vara de Buriticupu-MA.

A decisão na íntegra, encontra-se nas páginas 391/392 do Diário de Justiça Eletrônico do TJMA https://www3.tjma.jus.br/diario/diarios/2020/diario_10092020_121016_164.pdf, que se transcreve ao final da matéria.

Como vemos, Cristiane Damião continua seu “galope”, rumo a inelegibilidade.

TERCEIRA CÂMARA CÍVEL

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Nº 2.305/2020 – Buriticupu

Nº Único: 0001657-44.2017.8.10.0028

Embargante: Cristiane Trancoso de Campos Damião

Advogados: Daniel de Farias Jeronimo Leite – OAB/MA 5.991, Luís Eduardo Franco Bouéres – OAB/MA 6.542 e Tharick Santos Ferreira – OAB/MA 13.526

Embargado: Município de Bom Jesus das Selvas

Procurador: Gutemberg de Castro Silva – OAB/MA 8.580

Relatora:Desª.Cleonice Silva Freire

DECISÃO

Cuida-se de Embargos de Declaração, opostos por Cristiane Trancoso de Campos Damião, apontando contradição na decisão de minha lavra que negou provimento à Apelação Cível interposta contra o Município de Bom Jesus das Selvas, ora embargado.

Consta dos autos, que ao propor a Ação originária, o Município embargado afirmou encontrar-se privado de receber recursos do Estado do Maranhão relativos às transferências voluntárias, bem como firmar convênios com o referido Ente Público, pois, quando Prefeita do Município de Bom Jesus das Selvas, a Embargante deixou de cumprir os limites constitucionais destinados à educação no exercício de 2016, bem como não disponibilizou dados inerentes à transparência da gestão fiscal no período compreendido entre os anos de 2012 e 2016.

Magistrado de primeiro grau julgou procedente a demandante condenou a Embargante à suspensão de seus direitos políticos pelo período de 03 (três) anos, ao pagamento de multa civil de 50 (cinquenta) vezes o valor da remuneração que recebia quando no exercício do cargo e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais e creditícios pelo prazo de 03 (três) anos, sendo a sentença integralmente mantida pela decisão embargada.

Ao opor os presentes Declaratórios, a Embargante alega que a decisão recorrida foi contraditória, na medida em que, sob a sua ótica, manteve a condenação imposta pelo Juízo de primeiro grau com base em resultado preliminar da análise das contas referentes ao ano de 2016 e que o “BALANÇO GERAL DO MUNICÍPIO” demonstra aplicação em despesas com educação superior a 25%.

Aduz, ainda, que restou comprovado o cumprimento das exigências legais relativas às informações no Portal da Transparência.

Por fim, requer sejam acolhidos os Embargos de Declaração.

O Declaratórios foram protocolados em 27/01/2020 e, depois de juntada petição anexando documentos, os autos foram conclusos no dia 13/03/2020.

Sendo o suficiente a relatar, passo a decidir.

Preenchidos os requisitos de admissibilidade, conheço dos Embargos.

Analisando detidamente a questão suscitada pela Embargante, tenho a firme convicção de que visa, na realidade,rediscutir matéria de mérito já decidida pelo decisum embargado.

Com efeito, inobstante a Recorrente justifique a oposição dos Declaratórios na suposta presença de contradição, ao argumento de que não foram consideradas as provas constantes dos autos, vejo, claramente, que tal afirmativa não merece prosperar, haja vista que a fundamentação da decisão embargada encontra amparo em certidão emitida pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado atestando expressamente que em relação aos limites constitucionais relativos ao exercício financeiro de 2016, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus das Selvas não atingiu o limite mínimo de 25% de aplicação de recursos na

manutenção e desenvolvimento do ensino, o fazendo apenas em 17,27%, fato que, inequivocamente, afronta as exigências constitucionais e, via de consequência, configura o ato ímprobo praticado pela Ex-Gestora.

Ademais, consta ainda da decisão recorrida, que apenas cópia de um “Balanço Geral do Município” não se presta à efetiva comprovação de que a Embargante não cometeu o ato ímprobo que lhe fora imputado, pois, volto a frisar, o TCE/MA emitiu certidão afirmando taxativamente que no exercício financeiro de 2016 somente foi aplicado 17,27% de recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino, em pleno descumprimento à exigência do Artigo 25, §1º, inciso IV, alínea “b”, da Lei Complementar Nº101/20001e Artigo 212, caput, da Carta Magna2, que preveem limite mínimo de 25% de aplicação.

Quanto ao fato de que as contas referentes ao exercício de 2016 não haviam sido julgadas quando da prolação da decisão embargada, entendo que tal argumento não deve ser considerado como contradição no julgado, porquanto, toda a fundamentação do decisum foi amparada nas provas carreadas aos autos, e estas, como antes visto, efetivamente comprovam o descumprimento de exigência constitucional inerente à aplicação de recursos em educação, nos exatos termos da certidão emitida pelo TCE/MA.

Descabido, então, falar-se em contradição no decisum recorrido, considerando que o Apelo foi julgado de forma fundamentada e em plena conformidade com as provas apresentadas pelas partes.

No tocante ao fato da Embargante não ter disponibilizado dados inerentes à transparência da gestão fiscal do Município, igualmente não merece amparo a irresignação trazida nos Declaratórios, visto que, de acordo com a Certidão 146/2018, expedida pelo TCE/MA, a Apelante descumpriu as exigências previstas nos Artigos 48 e 48-A, da Lei Complementar 101/2000, incidindo, assim, mais uma vez, em conduta disposta no Artigo 11, da Lei de Improbidade, conforme levantamento realizado pela Secretaria de Controle Externo em 20/10/2017 (fl. 18).

Sobre o tema discutido, leciona o Jurista Elpídio Donizetti, em sua Obra Curso Didático de Direito Processual Civil, que ocorre contradição se o julgado apresenta proposições inconciliáveis, tornando incerto o provimento jurisdicional, o que não se adequa ao caso dos autos, onde a decisão embargada foi proferida em perfeita harmonia com as provas até então colacionadas, no sentido de que a Embargante praticou o ato ímprobo que lhe foi imputado.

Por fim, oportuno frisar que o Artigo 1.022, incisos I, II e III, do Código de Processo Civil3, é expresso ao limitar o cabimento dos Embargos de Declaração para esclarecer obscuridade ou eliminar contradição; suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz, de ofício ou a requerimento e, ainda, para corrigir erro material, vícios que não restaram evidenciados no decisum embargado.

Diante do dispositivo citado, vejo, indiscutivelmente, que os Declaratórios não têm caráter substitutivo de mérito da decisão embargada, como busca a Embargante.

Pelo exposto, não havendo vício a ser sanado, rejeito os presentes Embargos de Declaração, mantendo integralmente a decisão recorrida.

Após o prazo recursal, certifique-se o trânsito em julgado e encaminhem-se os autos ao Juízo de origem, com a respectiva baixa na distribuição.

Publique-se.

Cumpra-se.

São Luís, 09 de setembro de 2020.

Desª.Cleonice Silva Freire

Relatora

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Claudio Joel Aparece entre os cinco mais bem Votado nas Redes sociais como Pré Candidato a Vereador nas eleições 2020 em Bom Jesus Das Selvas.

“Coloquei meu nome à disposição dos Bonjesuenses porque acredito na política como meio de transformação social e vejo na Câmara de Vereadores a oportunidade de democratizar, dialogar, construir soluções para a população, lutando em favor de uma política íntegra, qualificada, de valores, com fé e Justiça Social. Sou idealista e penso uma cidade cada vez melhor para nossa população”, afirma o pré-candidato.

destaca ainda que optou por outras profissões , mas dentro do seu coração sempre teve o desejo de participar ativamente das discussões políticas.

“Desde criança eu sou apaixonado pela política como instrumento de transformação social. Está enraizado em mim, acabo me envolvendo naturalmente em lutas que acredito. Esse é meu objetivo, ser um agente transformador de realidades”, declarou Claudio Joel.



O Lançamento da Pré-candidatura aconteceu na noite da Última Sexta 11/09/2020 as 20 Horas.

Neste Período“Vivemos um momento delicado e encontramos na tecnologia um meio de nos comunicar com a comunidade Bonjesuense

Optamos por esse meio em respeito a todos os protocolos determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, finaliza Claudio Joel.

PRF recupera em Santa Inês/MA veículo tomado de assalto em Bacabal/MA 10 de

Nesta quarta-feira (9), por volta das 10h00 da manhã, na altura do Km 264 da BR 316, uma equipe da PRF realizava fiscalização de veículos quando deu voz de parada para o veículo WV/FOX RUN MBV, cor prata, conduzido na ocasião por um homem de 24 anos de idade.

Durante a abordagem foi constatado que o condutor do veículo era inabilitado, e que o veículo possuía um Boletim do Ocorrência Criminal registrado em 28 de julho de 2020 na Primeira Delegacia Regional de Rosário, tendo o referido veículo sido tomado de assalto na Cidade de Bacabeira – MA por indivíduos armados. Em contato com a proprietária e comunicante da ocorrência a mesma informou que seu veículo não havia sido recuperado ainda e que havia solicitado inclusive o bloqueio junto ao Detran – MA do referido automóvel. Indagado sobre a origem do veículo o condutor afirmou que há mais ou menos três semanas, adquiriu o veículo de uma pessoa , que possui uma oficina de motocicletas na cidade de Bacabal – MA, pelo valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais) e mais um terreno avaliado em aproximadamente R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Que já havia pago a quantia de R$ 4.800,00 (quatro mil e oitocentos reais), no entanto, não tinha recibo dos pagamentos efetuados e que ainda não havia efetuado a transferência do terreno. Informou ainda que desconhecia a origem ilícita do veículo, mas que conhece a pessoa que vendeu o veículo, não sabendo descrever seus endereço com identificação dos nomes das ruas bairros etc, mas que sabe a exata localização da residência e trabalho.

Diante dos fatos o condutor e o veículo foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Inês – MA.

Enquadramento(s): receptação.

Fonte: PRF


Suspeito de assassinar empresário a tiros em clínica veterinária de São Luís se entrega à polícia

O suspeito de assassinar a tiros um empresário dentro de uma clínica veterinária no bairro Monte Castelo, em São Luís, se entregou à Polícia Civil na tarde desta sexta-feira (11). Em depoimento, o médico veterinário Daniel Leite Cardoso, de 35 anos, confessou a autoria do crime.

A polícia havia expedido um mandado de prisão temporária de 30 dias contra o suspeito. Segundo a polícia, ele chegou à sede da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), acompanhado de um advogado e entregou a arma usada no homicídio. O revólver possui registro.

Após prestar depoimento, Daniel Leite Cardoso foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames de corpo de delito. Em seguida, ele foi levado para o Centro de Triagem do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

O caso ainda continua sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Área Oeste de São Luís.

Arma usada no homicídio foi entregue pelo suspeito à Polícia Civil do Maranhão. — Foto: Alessandra Rodrigues/Rádio Mirante AM

Arma usada no homicídio foi entregue pelo suspeito à Polícia Civil do Maranhão. — Foto: Alessandra Rodrigues/Rádio Mirante AM

BR - 222 / Corpo de um homem é encontrado as margens da BR 222 em Bom Jesus das Selvas.

Na manhã da ultima terça-feira dia 08 de setembro, o corpo de um homem não identificado foi encontrado às margens da BR-222, no povoado Nova Vida em Bom Jesus das Selvas – MA.

Informações inicias demostram que o rapaz teria perdido o controla da motocicleta modelo pop, de cor branca, e caído fora da pista na segunda-feira (07/09), morrendo no local e sendo encontrado somente na manhã de terça . Estamos em busca de melhores informações sobre o caso.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Os avanços políticos e sociais que credenciam Fernando Coelho como o melhor prefeito que Bom Jesus das Selvas já teve"Com todas as infâmias e perjúrios plantados pela oposição, quem fez mais por Bom Jesus das Selvas?"

Fernando Coelho é um Prefeito que anda junto com as instituições que estão em Bom Jesus das Selvas, instituições públicas, privadas e até a própria população. Para os pioneiros de Bom Jesus das Selvas, Fernando Coelho deixará um legado de atenção e cuidado com o erário do povo. Tal sentimento, soa quase como unanimidade na cidade, suas ações tem determinado um novo comportamento social, podendo assim quebrar uma máxima negativa que chega ser um paradigma. "O município nunca reelegeu um prefeito para dois mandatos consecutivos".

A briga pelo poder sempre foi sua maior marca, Bom Jesus das Selvas, seus cidadãos e todos aqueles que queriam ver uma cidade melhor para se viver, se deparou com cassações, mau uso do erário público, acusações criminais, entre tantos que passaram pelo executivo. Quem não se lembra do Pe. José de Ribamar Silva Moraes Filho, com seu governo conturbado e cheio de polêmicas sociais. que o levaram a uma cassação, e consequente a isso, seu vice também foi cassado, fazendo a cidade ser governada pelo então Presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Sr.º Marcos David Gomes de Oliveira.

De Luiz Sabry, passando pela Prof.ª Maria Sousa Lira e chegando até Cristiane Damião, o que se viu no executivo de Bom Jesus das Selvas, foram perseguições, falta de liderança no trato político e social, total falta de comprometimento com o erário público e por que não dizer, total falta de conhecimento técnico em gestão pública.

Uma chegada ao poder nada fácil

O medo e a desconfiança estavam no imaginário da população de Bom Jesus das Selvas (a história política criou isso), quando Fernando Coelho chegou ao poder, no início de sua gestão, muitos foram os problemas, a ex. gestora parecia ter deixado um rastro de desserviços prestado ao longo de seu mandato, para se ter uma ideia deste rastro de destruição, entre outubro e dezembro (período de transição), a ex. gestora, juntamente com alguns de seus comandados, tentaram atrapalhar o então prefeito eleito, Fernando Coelho, dando sumiço em documentos, máquinas, computadores com informações importantes que poderiam dar um norte sobre as real situação da cidade. Com todos estes "embaraços", Fernando Coelho conseguiu ser pontual, eficiente e altamente produtivo para a cidade.

Alguns de seus feitos que lhe credenciam como o melhor Prefeito que Bom Jesus das Selvas já teve

Na educação, tem sido focal, sua visão em dar melhores condições não só aos profissionais da educação, mas também, aos alunos. Centro da Cidade, zona Rural, enfim, seu olhar é de quem quer ver acontecer, ônibus escolares, climatização de escolas, entre outras ações.

Na Infraestrutura, só olhar o antes e o depois, quilômetros de asfaltamentos, pavimentações, bloqueteamentos e urbanizações, sem falar em obras pontuais, que deram mais orgulho a população, como ginásios, rede de distribuição de água, rodoviária, aterro sanitário, iluminação, entre outras realizações.

Na Saúde, o hospital foi sua maior realização (com apenas 105 dias à frente do executivo), mas o que fala por si só, são os processos dentro da saúde que elevaram a saúde municipal, dando condições aos médicos de exercerem suas atividades, dos servidores da saúde de fazerem o que aprenderam em suas reciclagens profissionais e do cidadão de fazer bom uso desta realização.

Na Administração, Cartão do servidor, permitindo que a economia que antes girava em Açailândia e Buriticupu passasse a girar e criar receitas no comércio/serviços da cidade, outro fato, é seu ótimo relacionamento com os servidores, dando a estes bons motivos para sonharem (capacitação profissional).

Enfim, mais de 40 kits sanitários para famílias carentes da cidade e a possibilidade de ver desportistas nascerem através da ação em que deu manutenção total do Estádio Municipal de Futebol...

A conclusão sobre este que aí está, não é apenas dialética, mas na prática, Fernando Coelho entre tantos prefeitos das mais de 200 cidades maranhenses, tem feito a diferença pelo ponto de vista prático, ele é um gestor com selo de garantia e qualidade. Parabéns Bom Jesus das Selvas.

Fonte: Atribuna