CONTATO

Falar com Blog HL NOTÍCIAS 9898497-3521

sábado, 21 de dezembro de 2024

Programa Suzano de Educação impulsiona a educação básica em nove municípios do Maranhão

Por meio do Programa a companhia tem investido na qualificação de gestores educacionais, beneficiando mais de 50 mil alunos em toda a região

A educação de qualidade é, sem dúvida, um dos maiores desafios na atualidade. O acesso à educação pública e de qualidade, a permanência dos(as) estudantes e a melhoria da aprendizagem são questões que demandam atenção urgente. Essas dificuldades podem ser causadas pela distância, pela falta de transporte adequado ou pela escassez de vagas. Pensando nisso, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, reconhece que para impulsionar a educação é fundamental promover mudanças estruturais no sistema educacional.


O Programa Suzano de Educação (PSE), realizado em parceria técnica com a Roda Educativa e Cidade Escola Aprendiz, tem como objetivo assegurar o aperfeiçoamento dos(as) estudantes em todas as etapas da vida, considerando aspectos como aprendizado intelectual, bem-estar físico, equilíbrio emocional, vivência cultural e integração. Por meio dele, a companhia se dedica a implementar iniciativas que visam aprimorar o ensino nas escolas públicas, criando um ambiente mais propício ao aprendizado dos(as) estudantes.


Para Eliscarlos da Silva, professor da Escola Municipal Paulo Freire II, da zona Rural, participar do Programa Suzano de Educação foi uma experiência transformadora em sua prática como educador. “O programa me proporcionou ferramentas inovadoras, metodologias e recursos pedagógicos que fizeram a diferença no meu dia a dia na sala de aula. Também tive a oportunidade de desenvolver novas habilidades e compartilhar experiências com outros professores, enriquecendo minha visão sobre o processo de ensino e aprendizagem.”, comenta.


A iniciativa também contribui para a qualificação de profissionais da área - como gestores(as) e professores(as) da rede pública, ampliando suas competências para atuar de maneira efetiva, promovendo maior interação entre os setores de educação, saúde e assistência social, auxiliando na criação de estímulos para que as famílias e comunidades participem de forma ativa na vida escolar.

No Maranhão, nove municípios estão engajados no Programa, sendo eles Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Estreito, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios. Esses municípios integram o Arranjo de Desenvolvimento Social (ADE Adera), que juntos, constroem soluções para a melhoria educacional nos territórios.


Esse esforço coletivo resulta no impacto direto de mais de 300 instituições de ensino, permitindo alcançar mais de 50 mil estudantes em toda a região. Essas iniciativas não apenas contribuem com a melhoria das condições educacionais, mas também proporcionam caminhos que favorecem o aprendizado e a qualidade de vida dos(as) estudantes. O engajamento da empresa demonstra o compromisso sólido com o desenvolvimento contínuo da qualidade de vida das comunidades locais, trabalhando para alcançar resultados positivos e duradouros.


Para Diego Carrara, Coordenador de Relacionamento Social, o Programa colabora para a formação integral dos(as) estudantes, incentivando o crescimento social e educacional nos municípios participantes. “Acreditamos que a educação é a base para um futuro melhor. Por meio do Programa Suzano de Educação, buscamos formar cidadãos(ãs) completos(as), preparados(as) para os desafios do mundo. Nosso objetivo é contribuir para o desempenho dos(as) alunos(as), criando um ambiente acolhedor, fortalecendo a continuidade da trajetória escolar, que reduza as desigualdades.”, explica.

Sobre o Programa Suzano de Educação (PSE) – A Suzano investe no aperfeiçoamento da qualidade do ensino público, por meio da qualificação profissional dos(as) educadores e da participação social. Criado em 2020, o Programa Suzano de Educação é realizado em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e Roda Educativa, e atua de forma conjunta com secretarias de educação, saúde, assistência social, escolas, estudantes, famílias e comunidades para enfrentar os desafios educacionais.


Sobre a Suzano   

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Assessoria de Imprensa da Suzano

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Sefaz vai cobrar ICMS e IPVA sonegados por irregularidade na concessão de alvarás de taxistas.

A Secretaria da Fazenda do Maranhão (Sefaz), em conjunto com o Ministério Público, já está atuando na investigação que aponta irregularidades na expedição indevida de alvarás municipais para o exercício da atividade de taxistas por pessoas que não exercem a função, e que provocou a concessão irregular de isenção do IPVA e do ICMS na compra e licenciamento de veículos novos.


A fraude se deu por meio da expedição irregular dos alvarás pelas prefeituras, uma vez que não são cumpridos critérios estabelecidos em Lei Federal e pelos próprios municípios.

Centenas de pessoas que não exercem a atividade de táxi, ou que estão impedidas de exercer esta profissão, tais como servidores públicos civis e militares, profissionais liberais entre outros, foram identificados de posse de alvarás municipais de taxistas, o que lhes possibilitou a obtenção indevida de isenção do IPVA e do ICMS.


Com a identificação dos implicados na fraude, a Sefaz vai fazer o lançamento e a cobrança do ICMS e do IPVA por meio de autos de infração para recuperar aos cofres públicos os valores que foram sonegados com multas punitivas e juros.

Além da cobrança, a Sefaz fará a representação fiscal dos envolvidos nas irregularidades junto ao Ministério Público Estadual, para que sejam responsabilizadas por crimes contra a ordem tributária e outras condutas criminosas.


Os implicados na fraude que pagarem integralmente o ICMS e o IPVA devidos, antes da emissão dos autos de infração, poderão fazê-lo sem o pagamento da multa por infração, pagando os impostos, adicionados da multa e os juros moratórios.

A medida atende ao disposto no art. 138 do Código Tributário Nacional que determina que: “a responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada do pagamento do tributo devido e dos juros de mora”.

Para fazer o pagamento antes da emissão do auto de infração, a pessoa deve protocolar o pedido no sistema SEI em agência de atendimento da Sefaz, com a natureza de “DENÚNCIA ESPONTÂNEA”.

O pedido deve vir acompanhado de declaração firmada pelo proprietário do veículo com a informação da irregularidade cometida da isenção indevida de IPVA e ICMS e dos períodos que ocorreram estas isenções irregulares; cópia de documento que permita a comprovação da identidade da pessoa; CRLV do veículo objeto da irregularidade.

Diplomação atesta oficialmente prefeito, vice-prefeito e vereadores para gestão 2025/2028 em Bom Jesus das Selvas.


A Diplomação dos Eleitos nas Eleições 2024 de Bom Jesus das Selvas, para a gestão 2025/2028, foi realizada na última terça-feira (17) em solenidade organizada pela Justiça Eleitoral, A transmissão ao vivo onde a Justiça Eleitoral atestou que os candidatos foram efetivamente eleitos pelo povo e, por isso, estão aptos a tomar posse nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Durante a ocasião, foram entregues os diplomas que são assinados pela junta eleitoral de Bom Jesus das Selvas.

 


A Juiza Eleitoral da Nonagésima quinta zona eleitoral, Urbanete de Angiolis Silva, explicou que todos os registros e recursos apresentados já foram deferidos, que não há nenhum caso “sub judice”, e que estes diplomados são efetivamente os eleitos para atuar em Bom Jesus das Selvas. “A democracia tem se fortalecido ainda mais no Município. Foi uma eleição tranquila, sem grandes intercorrências.

 

Segundo o prefeito eleito, Franklim Duarte, este é um importante evento para a democracia. “A justiça fez o seu trabalho para que todo mundo pudesse exercer seu papel democrático de disputar as eleições e de votar nelas, tudo com muita ordem e com o controle do judiciário. Agora começa uma nova etapa, todos em favor de uma Bom Jesus das Selvas sempre crescendo e se desenvolvendo”.