CONTATO

Falar com Blog HL NOTÍCIAS 9898497-3521

segunda-feira, 6 de julho de 2020

E as Obras Não Para!!! Novo Aterro Sanitário está em fase de conclusão Em Bom Jesus Das Selvas-MA.



A Prefeitura de Bom Jesus Das Selvas-MA continua a todo vapor a conclusão do novo aterro sanitário,onde irá beneficiar toda a cidade.

Com o novo aterro sanitário os moradores do bairro Nestor Lemos Vila Davi realiza um Sonho não conviver mais com mal cheiro e a fumaça que vinha do lixão.

Para o prefeito Fernando Coelho e o vice Franklin Duarte sempre foi prioridade lutar pela regularização do aterro sanitário para o mais rápido entregar para sociedade bonjesuense.

Como funciona o aterro sanitário?

Os aterros são importantes pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades. E ainda tem a forma ambientalmente correta para tratar a decomposição dos resíduos.

Para a melhor solução ambiental concomitantemente ao aterro, vejamos algumas pontuações:

  1. Minimização dos resíduos produzidos – através da sensibilização para uma mudança de hábitos de consumo;
  2. Valorização dos materiais que podem ser reutilizados nas indústrias através da reciclagem ou na agricultura orgânica através da compostagem – minimizando assim a retirada de matéria-prima e energia gasta na fabricação de produtos;
  3. Correta destinação dos rejeitos, ou seja, os resíduos sólidos urbanos que não se enquadram nas opções anteriores: o aterro sanitário em conjunto com a coleta seletiva.

A importância de um aterro sanitário!!!

Abordaremos neste artigo informações gerais sobre o aterro sanitário, como funciona, para que serve e importância dessa obra de engenharia para tratamento dos resíduos sólidos.

Aterro sanitário é o local onde é destinado os resíduos sólidos gerados pelos moradores das cidades. Este espaço é composto por resíduos domésticos, comerciais, industriais, de construção e também com origem nos resíduos gerados no esgoto.

Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis.


Entenda o funcionamento do aterro

O aterro sanitário é uma obra de engenharia com o objetivo de tratar a decomposição final dos resíduos da forma mais ambientalmente correta possível. O seu funcionamento é basicamente assim:

  • A base do aterro é constituída por um sistema de drenagem de chorume;
  • A base deve estar em cima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade (PEAD), em cima de uma camada de solo compactado para evitar que haja vazamento de líquidos para o solo. Evitando assim contaminação dos lençóis freáticos;
  • O interior do aterro possui um sistema de drenagem de gases, possibilitando a coleta do biogás (constituído por metano, CO2 e vapor de água) até a atmosfera. Este gás é queimado ou é aproveitado para geração de energia.
  • Todos os resíduos são cobertos por camadas de argila e também é constituído por um sistema de drenagem de águas pluviais, protegendo de infiltrações de água de chuva no interior do aterro;
  • Todo o aterro sanitário deve ser monitorado;
  • Todo o limite do aterro deve ser cercado, impedindo entrada de estranhos e animais;
  • O aterro precisa possuir balança para controle da quantidade de resíduos que estão entrando;
  • Guarita;
  • Prédio administrativo;
  • Oficina;
  • O aterro deve ter uma distância de aproximadamente 200 metros de qualquer curso d’água.

Normatização e legislação dos Aterros Sanitários

Segundo a norma da ABNT NBR 8419/1992, aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, minimizando os impactos ambientais.

Este método utiliza dos princípios da engenharia para confinar os resíduos sólidos em uma menor área possível e reduzir os volume dos resíduos o máximo possível, cobrindo com uma camada de terra na conclusão de cada trabalho.

De acordo com a norma da ABNT NBR 13896/1997, é recomendado que a construção dos aterros tenha vida útil mínima de 10 anos. O seu monitoramento deve prolongar-se por pelo menor mais 10 anos após o seu encerramento.

A Lei 11.107/2005 e a Resolução 404/2008 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabelece critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental de aterro sanitário de pequeno porte de resíduos sólidos urbanos.


Prefeitura Municipal de Bom Jesus Das Selvas.

Gestão Se faz com trabalho e Respeito.

4 comentários:

  1. Esse aterro sanitário era um sonho. Principalmente para as famílias que moram nas proximidades do lixão. A gestão tá de parabéns por pensar sempre no bem estar do povo. Que venha mais benefícios...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns fico besta com esse prefeito o homem não para de trabalhar não e um valuar em obras essa cidade deve ser linda parabéns hl notícias eu aqui em Goiânia não perco uma matéria sua.

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi esse ai trabalha e prefeito moral obra neles Fernando Coelho

    ResponderExcluir
  4. Parabéns prefeito trabalha muito

    ResponderExcluir